HISTÓRIA

Gianfranco Fiorini  iniciou sua atuação  como luthier  com apenas 15 anos em 1980, quando confeccionou sozinho seu primeiro violão. Desde a infância frequentava a oficina de marcenaria de seu avô, Antônio Fiorini, filho do imigrante italiano Augusto Fiorini, um premiado ebanista (construtor de móveis de arte). Foi seu avô que o iniciou nas técnicas de trabalho com a madeira. Em sua juventude, Gianfranco frequentou ateliers de luteria em Belo Horizonte, Sabará, São Paulo e Rio de Janeiro.

 

Aos 19 anos montou um pequeno atelier que, ao longo do tempo e com a parceria com sua esposa Bernadete, cresceu e se transformou nas atuais instalações. Sua oficina conta com ferramental e maquinário especiais para o trabalho com instrumentos de cordas e uma área para apresentações, workshops e recitais. 

 

Durante sua carreira prestou serviços para diversas Universidades, Fundações, escolas e músicos de destaque brasileiros e estrangeiros. Além disso, ministrou diversos cursos de luteria e workshops sobre a construção e manutenção de instrumentos musicais.  Gianfranco Fiorini realiza continuamente pesquisas de técnicas, materiais inovadores e mecanismos para aprimorar seus instrumentos

 

Nos anos de 2007 a 2015 participou e foi premiado das Convenções da ISB - Sociedade Internacional de Contrabaixistas no Estados Unidos, trazendo para o Brasil títulos e reconhecimento de excelência em fabricação, originalidade  e qualidade.

Atualmente continua se dedicando à restauração e construção de instrumentos e acessórios, além de disponibilizar contrabaixos acústico s e violoncelos para locação em eventos em Belo Horizonte e região.
 

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom