GIANFRANCO FIORINI
HISTÓRIA
Gianfranco Fiorini iniciou sua atuação como luthier com apenas 15 anos em 1980, quando confeccionou sozinho seu primeiro violão. Desde a infância frequentava a oficina de marcenaria de seu avô, Antônio Fiorini, filho do imigrante italiano Augusto Fiorini, um premiado ebanista (construtor de móveis de arte). Foi seu avô que o iniciou nas técnicas de trabalho com a madeira. Em sua juventude, Gianfranco frequentou ateliers de luteria em Belo Horizonte, Sabará, São Paulo e Rio de Janeiro.
Aos 19 anos montou um pequeno atelier que, ao longo do tempo e com a parceria com sua esposa Bernadete, cresceu e se transformou nas atuais instalações. Sua oficina conta com ferramental e maquinário especiais para o trabalho com instrumentos de cordas e uma área para apresentações, workshops e recitais.
Durante sua carreira prestou serviços para diversas Universidades, Fundações, escolas e músicos de destaque brasileiros e estrangeiros. Além disso, ministrou diversos cursos de luteria e workshops sobre a construção e manutenção de instrumentos musicais. Gianfranco Fiorini realiza continuamente pesquisas de técnicas, materiais inovadores e mecanismos para aprimorar seus instrumentos
Nos anos de 2007 a 2015 participou e foi premiado das Convenções da ISB - Sociedade Internacional de Contrabaixistas no Estados Unidos, trazendo para o Brasil títulos e reconhecimento de excelência em fabricação, originalidade e qualidade.
Atualmente continua se dedicando à restauração e construção de instrumentos e acessórios, além de disponibilizar contrabaixos acústico s e violoncelos para locação em eventos em Belo Horizonte e região.