TCC- Laura -9.jpg

Desde 1980 Gianfranco Fiorini constrói e restaura instrumentos musicais de cordas para uma clientela de músicos que vão desde estudantes a grandes solistas internacionais.

 

    Seu atelier em Belo Horizonte dispõe de quatro ambientes equipados com ferramental e maquinário especiais para a criação, confecção, reparo e restauro de instrumentos de cordas como violões, violinos, guitarras e baixos elétricos, violas caipiras, cavaquinhos, harpas, além de objetos de arte em madeira e técnica mista.

 

   Nos últimos 30 anos Gianfranco se especializou na elaboração de refinados contrabaixos acústicos, e hoje é um dos principais luthiers nessa especialidade a nível internacional, já tendo sido premiado diversas vezes nos Estados Unidos.

 

   Também produz estojos desenvolvidos para suportar transportes aéreos e rodoviários que exijam excepcional segurança e leveza, além de acessórios para a adequação dos instrumentos às especificidades de cada músico.

 

      Atualmente todo esse trabalho é reforçado pela parceria com sua filha Laura Fiorini, graduada em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis pela Universidade Federal de Minas Gerais e cujo T.C.C. foi sobre sua intervenção em um violino pertencente ao  acervo da  Fundação Clóvis Salgado/ Palácio das Artes -BH.